segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Porquê ALICE?????


D
esde que me lembro ser gente, :P, que foram muito raras as pessoas que ao ouvir o meu nome "Alice", não repetiram logo a frase: "Alice no País das Maravilhas". E para ser sincera nunca achei muita piada... Quando era MIÚDA (sim, porque agora sou uma MULHER ;)), chegava mesmo a irritar-me, e fazia aquela trombinha de menina mimada ;)... Primeiro porque detestava o nome Alice, e depois porque perguntava-me sempre, porque é que as pessoas são tão iguais, porque é que dizem todas o mesmo, porque é que não inventam outra frase, porque é que têm de copiar tudo umas pelas outras, porque é que não é Maria ou Joana ou Rita, ou Joaquina, ou Gertrudes no País das Maravilhas... E já agora porque é que o meu pai fez tanta questão que me chama-se "Alice???" Quando a minha mãe queria apenas "Marina"...

(...sim, como já devem ter reparado fazia imensas perguntas...) ... (hoje em dia, continuo com muitas interrogações, muitos porquê (há, mesmo, quem se queixe :P), mas as questões são diferentes, mais complexas, mais enraizadas, de mais difícil resposta...) ...

Quanto ao nome Alice, actualmente, é dos nomes que mais gosto, no entanto, consegui perceber porque é que em MIÚDA não gostava... Alice é o nome da minha mãe... e como mãe e filha que se preze nós andávamos sempre como "dog and cat"... e porquê????... porque temos as duas o nariz bastante empinado :P...
Quanto á questão: "porque é que as pessoas são todas iguais, porque é que têm de copiar tudo umas pelas outras", hoje tenho uma resposta: as pessoas tendem a seguir padrões que nos são impostos desde a mais tenra idade... E porquê???... Porque para vivermos em sociedade é necessário que existam regras e valores compartilhados pela comunidade... o que é feio, o que é bonito, o que é educado, o é que proibido, o que é correcto... Mas e se eu não quiser seguir estes padrões, e se eu quiser ser uma visionária deste mundo, ter a minha personalidade, construir os meus próprios valores, serei chamada de criminosa? de mal educada? de rameira? de ordinária? de invejosa?....

Sem comentários: